.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Aula sobre planejamento na sala de aula

O planejamento educacional poderia ser definido como o processo sistematizado, mediante o qual se pode conferir maior eficiência às atividades educacionais para, em determinado prazo, alcançar o conjunto das metas estabelecidas. ... De acordo com o enfoque sistêmico, o planejamento não se extingue com a elaboração dos documentos correspondentes. ... Assim, o planejamento educacional pode ser concebido em três etapas: preparação, acompanhamento e aperfeiçoamento. (Gil,1990, p.31)

No planejamento de aula o objetivo é:

M ensural
E specífica
T emporal
A lcançável
S ignificativa

No texto de Denise Dalpiaz Antunes e José Fusari, reflete-se sobre os estudos da existência de diferentes tipos de tendências pedagógicas que foram construídas ao longo da história. Entretanto, o planejamento pedagógico na educação infantil sempre esteve ligado ao contexto sócio-econômico.
Os autores notam a insatisfação de alguns professores em fazer o planejamento da aula, vivendo de constantes improvisações e cópias de anos anteriores e indagam que isso não é bom para o aluno. Diante disso, uma nova perspectiva de planejamento para a sala de aula deve ser a meta do professor atual. Pois, entende-se que o planejamento na educação infantil é importante e obtem-se resultados favoráveis quando colocamos o aluno como sujeito da aprendizagem.


2 comentários:

  1. Querida adorei! Parabéns pelo seu trabalho!!
    Olha o que vc tem sobre planejamento? Textos,vídeos,slides e etc... manda p/ meu e-mail? Estou sem material e tenho que d/ aulas no curso de pedagogia sobre esse tema.
    Obrigada!
    Etiane
    etiane abreu@bol.com.br

    ResponderExcluir

Celiane diz: Eu adoro quando você comenta aqui!


Quem sou eu

Meu msn

Meu msn
celianefarias@hotmail.com

Minha lista de blogs

Quem gosta de sempre vir me visitar: