.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Trabalho de campo


Esta entrevista foi um trabalho de campo para a disciplina EEPP4. Participaram da mesma Celiane Farias e Lu Brasil na qual nós percorremos algumas escolas entre os bairros do Centenário, 25 de Agosto e Parque Felicidade para encontrarmos a “escola perfeita” onde poderíamos efetuar a nossa entrevista. Nestes bairros, as escolas Estaduais já não possuíam o primeiro ano do ensino fundamental. Estávamos quase desistindo e partindo para uma escola particular quando tivemos a ideia de tentar entender o porquê desta defasagem do primeiro ano.Encontramos, por fim, no bairro Vila Operária uma instituição que recentemente havia retirado o primeiro ano, ou seja, estava tudo muito recente e seria perfeito para concretizar a nossa ideia.

Entrevistamos a Diretora Rejane Alves, que em meio às atribulações do trabalho árduo de uma docente, ainda assim nos recebeu com um sorriso como se estivesse começando a sua carreira naquele momento. Nesta entrevista abordamos o tema sobre o ensino fundamental de nove anos, porém o assunto também nos levou a falar sobre a participação da comunidade dentro da instituição e a preocupação de planejar atividades para que não tão somente o aluno como também os pais possam estar inserido no contexto escolar.Neste dia conseguimos tirar fotos do pátio, das crianças que estavam saindo cedo, pois estava em período de provas.

Comentário: O que mais me chamou atenção nessa entrevista foi que além de ver o esforço da escola na implementação do ensino de 9 anos com seus lados negativos e positivos, foi verificar que existe também a articulação de comunidade e escola visando a qualidade do ensino. Assim, concordando com Paulo Freire a escola deve ultrapassar os seus muros e abrir as portas à sociedade. Foi isso o que percebi nesta entrevista.

Veja a entrevista na íntegra, clicando AQUI.

3 comentários:

  1. AMIGAAAAA, FICOU MUITO LEGAL, DEMOROU, MAS SAIU NÉ? PARABÉNS PARA NÓS

    ResponderExcluir
  2. Celiane e Lu, esta introdução, localizando o leitor sobre a atividade, ficou excelente. Por meio dela, é possível compreendermos onde se insere a entrevista realizada! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Celiane, ficou muito legal a reflexão sobre a entrevista, também fiz isto no meu.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Celiane diz: Eu adoro quando você comenta aqui!


Quem sou eu

Meu msn

Meu msn
celianefarias@hotmail.com

Minha lista de blogs

Quem gosta de sempre vir me visitar: