.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Valorização do magistério e oportunidades para quem mais precisa

Educação

Valorização do magistério e oportunidades para quem mais precisa

Num processo amplamente debatido, os professores da rede municipal de Nova Iguaçu conquistaram, em outubro de 2009, o reajuste linear de 16% para toda a categoria (ativos e inativos) e o novo plano de cargos e salários, proposto pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação. Foram três assembleias até a aprovação do projeto, por unanimidade. No início de outubro, a Câmara de Vereadores da cidade votou a proposta e os novos valores já puderam ser pagos no início de novembro do mesmo ano.

O aumento e o plano de cargos e salários da educação era uma antiga reivindicação da categoria. Somado às gratificações previstas no Plano de Cargos e Salários, o reajuste fica entre 30% e 100%, a partir de fevereiro de 2010, quando a prefeitura começa a receber os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) por inclusão de todos os alunos da rede municipal no horário integral. O reajuste também foi estendido a todos os monitores de creches que receberam 45% de aumento. O piso base deles passou de R$ 465 para R$ 670.

Em 2006, a Educação realizou concurso público para a contratação de novos profissionais. Ao todo 1.112 professores foram convocados, sendo 924 de 1º ao 5º ano e 188 do 6º ao 9º ano, perfazendo total de 4.076 profissionais que atuam nas 124 escolas municipais de Nova Iguaçu. Nessas unidades estudam 66 mil alunos, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) – antigo supletivo – é oferecido em 19 escolas. São 6.405 alunos, em 57 turmas do primeiro segmento e 106 do segundo segmento. As turmas também são compostas por alunos da educação especial. Além do EJA, o programa Brasil Alfabetizado, parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu com o governo federal, alfabetizou 16 mil adultos.

Os jovens que não tinham condições de disputar vaga nas universidades públicas por não terem como frequentar o curso pré-vestibular particular, hoje têm a oportunidade de acesso mais fácil com o curso gratuito oferecido pela prefeitura em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2006, quando o programa começou, 1.000 vagas foram oferecidas e 70% dos alunos que fizeram o curso garantiram seus lugares em instituições públicas. Desde 2009, esses alunos recebem bolsas de estudos da prefeitura para se manterem nas universidades. É o projeto Cidade Universitária, que assegura a permanência dos alunos nas salas de ensino superior.

Outro projeto que consolidou o processo democrático nas escolas de Nova Iguaçu foi a eleição direta para diretores de escolas. Todos são eleitos pelo voto da comunidade escolar, têm curso superior e pertencem ao quadro de funcionários concursados do município. As escolas também elegem seus conselhos escolares, compostos por funcionários, pais, professores e alunos. Eles têm a responsabilidade de acompanhar o dia-a-dia da escola e seus alunos e fiscalizam as despesas. Em 2009, também foram eleitos, por voto direto, os coordenadores Político-Pedagógicos, que atuam no acompanhamento do desempenho escolar de cada aluno.

A partir de 2010 todos os alunos da rede municipal passam a estudar em tempo integral. É uma forma de a prefeitura garantir a proteção integral da criança, sem prejudicar seu convívio familiar. Os alunos do primeiro segmento – do 1º ao 5º ano do ensino fundamental – vão permanecer na escola durante 9 horas diárias e os alunos do segundo segmento – do 6º ao 9º – ficarão por sete horas na escola. Todos terão, além do ensino regular, atividades extracurriculares como esporte, reforço escolar, oficinas de cultura, cinema etc. O ensino integral é previsto no programa Bairro-Escola, que é modelo para o Ministério da Educação e já faturou cinco prêmios nacionais. Até 2009 o ensino integral não era obrigatório na cidade.

Também em 2009, a Secretaria de Educação passou a ter ouvidoria. Para qualquer dúvida, reclamação ou elogio ligue para o telefone (21) 2668-1200 (Ramal 224) ou envie um e-mail paraouvidoria.educacao@gmail.com.

Fonte:http://www.novaiguacu.rj.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=11


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celiane diz: Eu adoro quando você comenta aqui!


Quem sou eu

Meu msn

Meu msn
celianefarias@hotmail.com

Minha lista de blogs

Quem gosta de sempre vir me visitar: